O que devo saber antes de construir?
- Bárbara Gomes Pinheiro Costa
- 5 de out. de 2015
- 3 min de leitura

O processo de construção de um edifício é um processo que exige tempo e dedicação. Só assim, a obra ficará do agrado do cliente.
Muitas pessoas têm muitas dúvidas do que precisam para construir, e através desse post vamos tentar sanar algumas delas....
Primeiro, você deve contratar um arquiteto com o qual você se identifica. Procure conhecer as obras já realizadas por ele, pergunte para antigos clientes, se possível, como foi a relação com o arquiteto. O arquiteto deve entregar uma proposta de prestação de serviços, onde estão detalhados o valor do serviço, os prazos, o que será entregue no final, as etapas do projeto, entre outros. Após a aprovação da proposta pelo cliente, deve-se assinar o contrato, que garante os direitos e deveres para ambas as partes.
A partir de então, você deve fornecer ao arquiteto tudo o que ele precisa para realizar o projeto: plantas (se não houver plantas o arquiteto deve ir até o local tirar as medidas); deve ser realizado o briefing (coleta de informações referentes aos usuários e suas necessidades, a fim de elaborar os projeto); o cliente deve repassar para o arquiteto os móveis e eletrodomésticos que possui e que pretende manter, bem como suas medidas; levantamento planialtimétrico e sondagem do solo quando necessário; e outros que o arquiteto julgar necessário.
Assim que o arquiteto possuir todas as informações necessárias, ele começa a fazer o estudo preliminar, que são propostas do projeto. A quantidade de propostas a ser realizadas varia de acordo com cada arquiteto. Depois de prontas, as propostas são mostradas ao cliente, que escolhe uma, e pode realizar modificações para que esta fique do seu agrado (a quantidade de modificações inclusas no preço do projeto também varia de acordo com cada arquiteto). Após a escolha e as modificações feitas, o arquiteto realiza o ante- projeto, mostrando ao cliente as plantas, os cortes, as fachadas e a volumetria. Depois é realizado o projeto legal, para aprovação nos órgãos competentes, sendo que nessa etapa há diversas taxas a serem pagas, e a quantidade de taxas e o valor de cada uma depende do projeto. Por fim, é realizado o projeto executivo, que terá tudo o que é necessário para uma perfeita execução da obra.
Com o ante- projeto pronto, o cliente pode ir atrás de quem faça os projetos complementares (estrutural, hidrossanitário, elétrico, ar condicionado, automação, etc). O próprio arquiteto pode fazer ou pode ser contratrado um engenheiro. A ordem de execução dos projetos complementares deve ser: estrutural, hidrossanitário, elétrico e depois os demais.
Durante a realização dos projetos, deve ser realizado o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica, para o CAU, arquitetos) ou ART (Anotação de Responsabilidade Técnica, para o CREA, engenheiros). A taxa pode ser paga pelo cliente ou pelo profissional, quando este optar por incluir a taxa no valor dos serviços.
Com todos os projetos prontos, é preciso que haja a compatibilização deles, ou seja, é necessário que o arquiteto observe se todos os projetos estão em conformidade um com o outro, pois isso evita perda de tempo e de dinheiro na obra.
Caso o cliente julgue necessário, pode ser feito um cronograma a ser cumprido na obra e um orçamento. Esses serviços normalmente são contratado separadamente.
E por último, antes de iniciar a obra, é necessário que se defina um responsável técnico para ela, a fim de observar se o projeto está sendo seguido, se o cronograma está sendo cumprido, se estão sendo utilizados os equipamentos de proteção individuais (EPIs), entre outros. Deve ser colocada uma placa de obra com os dados dos responsáveis pelos projetos e execução, bem como deve ser feito o RRT ou a ART de execução da obra.
O acompanhamento regular do arquiteto (mesmo se ele não for o responsável técnico pela obra) é de extrema importância para que a execução saia o melhor possível.
Caso o cliente queira, o arquiteto pode ser contratado para ir com ele em lojas para escolher os acabamentos (revestimentos, pedras, ...) e pode também ser contratado para realizar o projeto de arquitetura de interiores e de paisagismo.
É de etrema importância, ainda, saber que projeto arquitetônico, coordenação e compatibilização do projeto de arquitetura com os projetos complementares e projeto de arquitetura de interiores são atividades exclusivas do arquiteto e urbanista, não podendo outro profissional realizá-las.
Com essas informações você já pode começar a construir! Vá atrás de um arquiteto e comece a realizar o seu sonho!
תגובות