Mármores e Granitos
- Bárbara Gomes
- 13 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
A utilização de mármores e granitos em bancadas, nichos, detalhes e soleiras é bastante comum. No entanto, grande parte das pessoas não sabe a diferença dos dois, e nem onde melhor utilizar cada um.
O mármore é composto por Carbonato de Cálcio associado à substâncias estranhas. Apresenta os veios bem mais evidentes e com menos brilho do que o granito. São mais moles e menos resistentes que o granito, por isso devem ser utilizados em locais onde o desgaste não será muito grande. Devido à maior porosidade, são mais sucetíveis a manchas e desgaste.
A indicação de uso é para pisos internos, principalmente de hall, quartos e salas. Porém, são bastante utilizados também em banheiros e ambientes sociais.
O granito é composto por Mica, associada ao Quartzo, Feldspato e substâncias estranhas. São mais duros e resistentes à ataques químicos do que o mármore. Devido à menor porosidade, são mais resistentes também em relação à absorção de água e desgaste abrasivo.
A indicaçao de uso é para áreas externas ou internas, podendo ser utilizado também em cozinhas e lavanderias. É bastante utilizado em áreas residenciais, valorizando o ambiente.
Independente de qual dos dois seja, é preciso também ficar atento ao acabamento a ser realizado. O acabamento pode ser:
Polido- liso e brilhante, porém se torna escorregadio em contato com a água. Deve-se evitar sua utilização em ambientes que molhem constantemente, como borda da piscina, lavanderia e cozinha. A limpeza com esse tipo de acabamento é mais fácil de ser realizada, pois ele torna a pedra menos porosa.
Bruto- é a pedra sem nenhum tipo de acabamento, natural. Difícil de limpar, já que a pedra bruta é bastante porosa, ficando difícil a sujeira sair, e fácil dela se instalar.
Apicoado- é feito a partir de impactos, que dão à pedra um aspecto poroso e uniforme. Deve ser feito apenas em granitos com espessura igual ou superior a 2,5 cm. Indicado para áreas externas, já que possui propriedades antiderrapantes.
Flameado- é feito à base de fogo, garantindo aspecto rugoso e ondulado. Deve ser realizado em granitos com espessura superior a 2,0 cm. Indicado para uso em áreas externas, já que possui propriedades antiderrapantes.
Jateado- realizado a partir de jatos de areia que garantem à pedra um aspecto opaco. Pode ser utilizado em mármores e granitos. Indicado para áreas externas.
Levigado- acabamento semipolido, podendo ser utilizado em mármores e granitos. Indicado para áreas internas e externas.
Comentários