Tipos de bancadas
- Bárbara Gomes
- 16 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
Há diversos tipos de materias que são utilizados para bancadas de cozinhas e banheiros. Alguns são bastante utilizados, enquanto outros têm sua utilização meio tímida.
A seguir, serão mencionados os materiais utilizados em bancadas e terá uma pequena explicação de cada um, principalmente com relação à sua utilização mais comum.
Bancada de mármore


As bancadas de mármore são bastante utilizadas em banheiros, devido à sua beleza e praticidade. O mármore, por ser uma pedra mais porosa, absorve facilmente substâncias que mancham sua superfície, por isso não são recomendados para serem utilizados em cozinhas.
As bancadas normalmente são feitas com o mármore polido, dando um aspecto mais nobre e tornando a pedra mais fácil de limpar e mais difícil de manchar.
Bancada de granito


Os granitos também são bastante utilizados em bancadas. Por ser uma pedra com menos porosidades, é ideal para ser utilizado tanto em banheiros, como em cozinhas.
Assim como o mármore, a variedade de pedras existentes é algo que contribui bastante para sua grande utilização.
Bancada de pedras industrializadas


Bancada do banheiro de Silestone Bancada da cozinha de Silestone

Bancada da cozinha de Marmoglass
Diferente do mármore e do granito, que são pedras naturais, há pedras industrializadas que estão ganhando espaço no mercado e se tornando usuais. São elas: o Silestone, o Dekton, o Corian, o Technistone e o Marmoglass. Todos esses produtos têm em comum a resistência e durabilidade bem maior do que das pedras naturais.
Tanto o Silestone, o Dekton e o Technistone são compostos a partir de quartzo. O Marmoglass é produzido a partir do vidro e de pó de mármore.
A beleza desses materiais impressiona, assim como também a variedade de cores que não são encontradas nas pedras naturais: vermelho, azul, laranja, roxo, rosa, entre outros.
Porém, deve-se tomar cuidado e conversar com o fornecedor para ver contra-indicações dos materiais. O Silestone, por exemplo, não pode ficar exposto ao sol, e não aguenta grandes temperaturas, enquanto que o Dekton foi fabricado pela mesma empresa a fim de suprir essa necessidade do Silestone.
Bancada de vidro


As bancadas de vidro são mais comumente utilizadas em banheiros, no entanto também são aplicadas na cozinha.
Garantem leveza ao ambiente devido à sua espessura e transparência. O vidro é bem interessante pois sendo utilizado com outros materiais, garante lindos ambientes.
Para ser utilizado em bancadas, o vidro deve ser específico para tal, com maior espessura e preparo para aguentar maiores temperaturas.
Bancada de madeira


Mais utilizadas em diversos ambientes, as bancadas de madeira dão um charme ao ambiente. Elas podem ser de madeira com acabamento e formato definidos, como as bancadas de pedras, ou podem ser com pouco acabamento, com irregularidades, dando um ar mais rústico.
Bancada de Inox

Pouco utilizadas, as bancadas de inox dão um ar mais moderno. São utilizadas em cozinhas. Bastante resistentes, possuem grande durabilidade, além de serem antibacterianas.
Bancada de porcelanato e cerâmica


Bancada de cozinha de cerâmica Bancada de banheiro de cerâmica

Bancada de banheiro de porcelanato
As bancadas de cerâmica já têm uma utilização um pouco mais antiga. No entanto, as bancadas de porcelanato são mais recentes.
Os dois materiais garantem uma boa resistência e durabilidade. No entanto a bancada de cerâmica possui menor resistência do que as bancadas de pedras, pois há risco das peças quebrarem, do rejunte sair, entre outros. Além disso, por causa do rejunte, são mais difíceis de limpar, podendo acumular sujeiras e bactérias.
Porém, devido à grande variedade de porcelanatos e cerâmicas, essas bancadas podem ser feitas de forma a adequar o ambiente à personalidade do cliente, e conseguindo lindas bancadas.
Bancada de cimento e concreto


Bancada de cozinha de concreto Bancada de cozinha de cimento afagado


Bancada de banheiro de concreto Bancada de banheiro de cimento queimado
As bancadas de cimento e concreto não são muito utilizadas, mas se combinadas com os materiais certos (piso, revestimentos de parede, etc), podem tornar o ambiente lindo e super moderno.
A durabilidade e resistência dessas bancadas é muito grande, sendo que elas não precisam de muitos cuidados frequentes.
Comments